A glândula tireoide
Veja alguns alimentos que podem repor essas substâncias:
Óleo de peixe
Atum ômega3 óleo de peixe |
Leite e derivados
Principais
nutrientes presentes no leite: Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo.O
iodo e a vitamina A são alguns dos principais responsáveis pelo bom
funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada é de três
porções, podendo ser um copo de leite de manhã, um iogurte à tarde e
duas fatias de queijo branco a noite.
Castanha-do-pará
Rica em selênio e ômega-3, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem para a produção de hormônios pela tireoide. O ideal é consumir uma ou duas castanhas por dia.
Quinua
É uma ótima fonte de proteínas vegetais. Rica em selênio, mas também contém grandes quantidades de cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco. A quantidade recomendada de ingestão de quinua é de duas colheres de sopa por semana.
Gema do ovo
A gema do ovo é conhecida por ser antioxidante, que melhora principalmente a saúde dos olhos. Mas a pequena quantidade de iodo presente no ovo também é importante para a produção de hormônios pela tireoide. A gema possui carotenoides que são uma pré vitamina A, também importante para a glândula. Uma parte da vitamina A que o nosso organismo recebe já vem pronta e outra parte vem por meio de nutrientes que o próprio corpo transforma em vitamina A, que é o caso dos carotenoides.
Carne vermelha
Carne magra Zinco Selênio |
Laranja
Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja auxilia o funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, é pequena: uma laranja por dia. Como essa fruta é altamente calórica, a ingestão deve ser controlada, lembrando que um suco contém pelo menos três laranjas.