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As vitaminas


O que são vitaminas?


essenciais para o bom funcionamento do organismo
Alimento naturais são fonte de vitaminas
São compostos orgânicos essenciais para a vida, que na maioria possuem na estrutura alguns compostos que o organismo não é capaz de sintetizar e que se faltarem na nutrição, provocarão sintomas de carência no organismo. O nosso corpo necessita destas vitaminas em pequenas quantidades na dieta para desempenhar várias funções.



A maioria das vitaminas são absorvidas através da alimentação, mas algumas o nosso próprio organismo produz.


A falta de vitaminas pode ser total, chamada de avitaminose, ou parcial, chamada de hipovitaminose. Nas duas situações, podem surgir manifestações chamadas de doenças carenciais.



Tabela de Vitaminas





Vitaminas
Fontes de vitaminas
Doenças provocadas pela carência (avitaminose)
Funções das vitaminas no organismo
A
fígado de aves, animais e cenoura problemas de visão, pele seca, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina
D
óleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose regula o cálcio do sangue e dos ossos
E
verduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas atua como agente antioxidante.
K
fígado e verduras de folhas verdes, abacate deficiência na coagulação do sangue, hemorragias. atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (proteína não-colagenosa encontrada no osso).
B1
cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja beribéri atua no metabolismo energético dos açúcares
B2
leites, carnes, verduras inflamações na língua, anemias, seborreia atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.
B5
fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais fadigas, cãibras musculares, insônia metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6
carnes, frutas, verduras e cereais seborreia, anemia, distúrbios de crescimento crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12
fígado, carnes, mariscos no vapor anemia perniciosa formação de hemácias e multiplicação celular
C
laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga escorbuto atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.
H
noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite metabolismo de gorduras,
M ou B9
cogumelos, hortaliças verdes, fígado, leguminosas, banana, melão, atum, nozes, ostras, salmão, levedo de cerveja. anemia megaloblástica, doenças do tubo neural metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
PP ou B3
ervilha, amendoim, aves, peixe, feijão, fígado, cogumelos, arroz, trigo e milho insônia, dor de cabeça, dermatite, diarreia, depressão manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol.


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