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O efeito dos alimentos na dor de cabeça


Os alimentos são melhores que os analgésicos



Os alimentos são melhores que analgésicos
Dor de cabeça
Tomar analgésicos não é a melhor saída para o tormento da dor de cabeça. O melhor é prevenir as crises fazendo alguns ajustes na alimentação.
A dor de cabeça tensionais (tipo de dor de cabeça causada pela rigidez dos músculos do pescoço), inclusive a enxaqueca, surgem por causa do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos.
O resultado é inflamação e dor. E os alimentos tem muito a ver com isso.
Os alimentos enlatados como a salsicha, contêm nitratos e nitritos, substâncias que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos.
Nas pessoas mais suscetíveis, isso é suficiente para desencadear a dor de cabeça. Já os alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a evitar esse processo.

Alguns alimentos anti-inflamatórios:


Anchova, atum, marisco, salmão, sardinha, truta, alho, azeitona, acelga, agrião, aipo, brócolis, cebola, cebolinha verde, cenoura, couve, abacate, abacaxi, acerola, açaí, coco, goiaba, jabuticaba, kiwi, laranja, limão, lima, maçã, chá-verde, chá-preto, chá branco, chá de camomila, chá de erva-doce, chá de erva cidreira, chá de hortelã, etc.

Ajustes no cardápio


Antes de trocar o seu cardápio, faça uma observação cuidadosa. Anote tudo o que você come e veja as reações do corpo, que se manifestam de forma individual. Descubra quais alimentos são causadores da sua dor de cabeça. Evite ficar muito tempo sem comer. Quando você fica muito tempo sem comer, as taxas de açúcar no sangue diminuem, levando à falta de oxigenação e à dilatação dos vasos, o que provoca a dor de cabeça.


Evite:


Cafeína
Ela altera a circulação sanguínea. Está presente no refrigerante à base de cola, no guaraná, no chá-mate e no café.

Nitritos e nitratos
Dilatam os vasos. São encontrados nas linguiças, salsichas, carnes, molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral.

Tiramina
Libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor.
Chocolate, queijos duros, vinho tinto, amendoim, carne defumada, frutas cítricas...

Fenóis, aldeídos e sulfetos 
Causam o estreitamento dos vasos, diminuem os níveis de açúcar no sangue e liberam agentes tóxicos. Estão presentes em bebidas destiladas, no vinho tinto e espumantes.


Coma mais:


Gorduras do bem
Como as do azeite de oliva, da sardinha, do salmão e da anchova. Elas agem no controle da dor.

Triptofano
Ajuda a liberar serotonina, que promove bem-estar. É encontrada em alimentos como: pão, banana, erva-cidreira, maracujá, arroz integral, feijão e granola.

Anti-histamínicos
São responsáveis por inibir a produção da histamina e da prostaglandina, causadores de inflamações e dores. Estão presentes no cravo, no orégano, na canela e no gengibre.


Dica:


Comer uma banana alivia a dor, porém ela deve estar madura, caso contrário, a fruta pode agrava o quadro.


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