A Saúde

Pesquisar este blog

Remédios para o stress com óleos essenciais


Estresse é um termo geral que se refere a um desequilíbrio físico ou emocional. Praticamente toda mudança pode causar estresse. As variações climáticas, o fim dos períodos, a exposição a toxinas ou poluentes ambientais, conflitos familiares, as pressões financeiras ou de trabalho e traumas físicos ou emocionais podem causar estresse.

Esta condição tem sido associada a muitas doenças, quer como um gatilho ou contribuinte.

Algumas das doenças mais comuns que estão associados com o stress incluem asma, dores de cabeça, distúrbios digestivos, úlceras, hipertensão, depressão, síndrome pré-menstrual, problemas menstruais, doenças autoimunes, cancro, diabetes, doenças cardiovasculares e o enfraquecimento das defesas imunológicas.

Ao lidar com o estresse, o corpo libera hormônios que colocam em movimento o que é conhecido como a resposta de "luta ou esquiva"; ou seja, um conjunto de mudanças físicas, que preparam a pessoa para o desafio em questão. A digestão é interrompida, a pulsação e pressão arterial aumentam, a respiração torna-se mais rápida, as mãos suam. Isso ocorre devido a liberação de gorduras e açúcares na corrente sanguínea, aumentando o colesterol e açúcar no sangue. Músculos tornam-se rígidos; o sangue passa a coagular.

No mundo moderno, há poucas ocasiões em que as pessoas precisam lutar ou esquivar em resposta a questões que causam reações de estresse; no entanto, essas reações físicas continuam a ocorrer e permanecem por várias horas após a conclusão da fase de "luta ou esquiva". Tal reação física extrema inflige uma perda ao corpo. Se o stress é constante ou prolongado, o corpo não tem tempo para se recuperar, e o stress sobrecarrega os órgãos e o sistema imunológico, enfraquecendo as respostas do organismo.

Estresse contínuo ou repetido pode esgotar um ou mais órgãos. Muitas vezes, o estresse é agravado devido à incapacidade de relaxar, tentar manter muitos compromissos, excesso de trabalho e má nutrição, especialmente dieta rica em açúcar e que inclua muitos alimentos refinados. Da mesma forma, o consumo de álcool, tabaco, cafeína e outras drogas podem agravar o problema. Se o estresse é o resultado de um grande desastre ou um aborrecimento menor, o impacto é o mesmo.

O estresse, especialmente o crônico, enfraquece o sistema imunológico, aumenta a pressão arterial e eleva os níveis de colesterol; também diminui o fornecendo de vitaminas e minerais para o organismo, incluindo vitaminas A, C, D e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, molibdênio, potássio, enxofre e complexo de zinco. Da mesma forma, o estresse reduz a energia física, mental e emocional.

As doenças induzidas pelo estresse, como dor nas costas, diarreia, diverticulite, fadiga, perda de cabelo, dores de cabeça, azia, hipertensão, impotência, indigestão, insônia, dores musculares e úlceras interferem na vida das pessoas. Entre os sinais emocionais do estresse estão: raiva, ansiedade, depressão, exaustão emocional, medo, hostilidade, letargia e fadiga mental.

Remédios com Óleos Essenciais


Remédio para Stress com óleos essenciais – n°1: Coloque 2 gotas de óleo de camomila, 1 gota de óleo de erva-doce, 2 gotas de óleo de lavanda, 1 gota de óleo de gerânio, uma gota de óleo de cipreste e uma gota de óleo vetiver em uma banheira ou banheira cheia de água quente. Desfrute de um banho demorado 20-30 minutos.

Remédio para o stress com óleos essenciais – n° 2: Coloque 60 ml de óleo de amêndoas em um recipiente limpo e adicione 4 gotas de óleo de sândalo, 3 gotas de óleo de manjerona, 4 gotas de óleo de camomila, 2 gotas de óleo de elemi, 4 gotas de óleo de lavanda e 2 gotas de óleo de olíbano. Misture bem os ingredientes. Faça massagem diária com esta fórmula.

Remédio para o stress com óleos essenciais – n° 3: Misture 15 gotas de óleo de lavanda, 10 gotas de óleo Clary, 10 gotas de óleo elemi, 10 gotas de óleo de gerânio, 8 gotas de óleo de bergamota, 8 gotas de óleo de laranja, 8 gotas de óleo de pau-rosa, 6 gotas de óleo de ylang-ylang e 5 gotas de óleo de coentro em um pequeno frasco de vidro com tampa de vedação. Adicionar uma porção desta preparação em um difusor ou num recipiente com luz para aquecer.


Recomendações

Como o estresse é um fato da vida, as melhores estratégias para combater envolvem formas de gerir, reduzir ou eliminar as situações que o causam. A gestão do stress inclui qualquer coisa que relaxe e retire da mente as fontes de stress. A biofeedback, respiração profunda, exercícios, meditação, técnicas de visualização e ioga podem ajudar a controlar ou combater o stress. Quando você estiver estressado, tente tirar um tempo para si e evite assumir muitas responsabilidades.

Além disso, a dieta é importante. Você deve comer grandes quantidades de vegetais frescos, cereais integrais e carboidratos complexos, como frutas, sementes, nozes e proteínas. Evite álcool, cafeína, cigarros, drogas, alimentos processados ou refinados e açúcar. Se você suspeitar que deficiências nutricionais estão contribuindo para o estresse, visite o nutricionista para avaliar o seu caso.



Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário