A Saúde

Pesquisar este blog

Cientistas transformam células da pele em neurônios



Revolucionária técnica transforma células da pele em neurônios

Duas equipes de cientistas chegaram de formas diferentes ao mesmo resultado: eles conseguiram transformar células da pele em neurônios.


Os estudos foram divulgados nesta quinta-feira (6) na publicação científica Cell Stem Cell e devem revolucionar o tratamento de doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer, com a criação de neurônios com as células da pele do próprio paciente. As pesquisas levaram anos para serem concluídas.

O primeiro estudo foi liderado pelo bioquímico Gang Pei do Instituto de Ciências Biológicas de Xangai, na China. Ele descobriu uma forma de enjetar moléculas químicas capazes de alterar o gene das células da pele humana para torná-los genes de células neurais. 


Os cientistas testaram diversas hipóteses até chegarem nas sete moléculas que foram bem sucedidas. Elas foram batizadas de VCRFSGY, considerando as iniciais das substâncias utilizadas. A transformação aconteceu em semanas e levou à criação de neurônios maduros e funcionais.

O segundo estudo, também chinês, chegou ao mesmo resultado utilizando outro grupo de substâncias moleculares em células de ratos. A pesquisa foi liderada pelo cientista HongKui Deng, da Universidade de Pequim.

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário