Um novo estudo revelou que as pessoas que sofrem de enxaquecas durante a idade adulta, tem um risco maior de desenvolver o Mal de Parkinson ou outros distúrbios a ele relacionados.
Os pesquisadores realizarão um estudo com 5.620 pessoas, com idade entre 33 e 65 anos, durante 25 anos. No início do estudo, 3.924 participantes não tinha dores de cabeça, 1028 sofriam de dores de cabeça sem os sintomas da enxaqueca, 238 tinham enxaqueca sem aura e 430 tinham enxaqueca com aura. Posteriormente os voluntários foram avaliados para se determinar se eles desenvolveram o Mal de Parkinson ou algum sintoma da doença.
A comparação dos dados revelou que as pessoas com enxaqueca com aura tinham duas vezes mais risco de desenvolver a doença de Parkinson do que as sem enxaqueca.
Apresentaram sintomas de Mal de Parkinson:
-19,4% das pessoas com enxaqueca com aura
-12,6% das pessoas com enxaqueca sem aura
-7,5% das pessoas que sofrem de qualquer tipo de dor de cabeça.
“A disfunção no mensageiro cerebral, a dopamina, é comum na doença de Parkinson e na síndrome das pernas inquietas (Restless Legs Syndrome) e tem sido considerada como uma possível causa da enxaqueca durante muitos anos. Sintomas da enxaqueca, como bocejo excessivo, náuseas e vômitos estão relacionados com a estimulação de receptores de dopamina”, diz Ann I. Scher, que liderou o estudo.
O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Militar de Ciências da Saúde, Bethesda, Maryland (EUA), foi publicado na revista Neurology.