A Saúde

Pesquisar este blog

Arroz integral combate doenças como o Câncer e Diabetes



Benefícios do arroz integral



Os benefícios do arroz integral estão relacionados a diminuição do surgimento de doenças como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e obesidade.

O arroz integral nem sequer é descascado, mantendo ainda uma película fina acastanhada, conhecida por farelo de arroz. O farelo de arroz e a não utilização de tratamentos químicos, fazem com que o arroz integral seja melhor para a nossa saúde do que o arroz branco.

Ele não contém glúten e prolonga a sensação de saciedade, por conter muitas fibras é de fácil digestão, combate as disfunções digestivas e ainda ajuda no bom funcionamento dos intestinos, eliminando a prisão de ventre.

Os nutrientes


O arroz integral tem uma concentração maior de nutrientes e minerais que o arroz branco, que perde nutrientes durante o processamento e ainda possui um pouco menos de carboidratos. Ele também tem vitaminas do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e manganês assim como fitoquímicos com ação antioxidante.


Estudos realizados com o arroz integral


Comprovam que o seu consumo é mais benéfico para o organismo do que a quinoa e o amaranto, alimentos que são popularmente conhecidos pelos benefícios que trazem à saúde. Isso se deve ao orizanol, um conjunto de substância presente no arroz integral que nenhum outro alimento possui e que está relacionado a prevenção e controle de doenças cardiovasculares.


Os estudos feitos sobre as propriedades do gama orizanol (principal orizanol estudado) mostram que seu mecanismo de ação está relacionado a prevenção e controle de doenças cardiovasculares, redução da síntese de colesterol, redução da absorção intestinal do colesterol, redução no processo de oxidação do colesterol corporal e aumento da eliminação de ácidos biliares no intestino. Também existem evidencias da atuação do gama orizanol como fator antitumoral, anti-inflamatório e inibidor de agregação plaquetária.


Além de todos os benefícios à saúde, o arroz integral ainda auxilia nas dietas para emagrecer.


Duas colheres de arroz integral têm aproximadamente 50 gramas e possuem cerca de, 167 calorias.


Autor: Cirilo Ouriques

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário