A Saúde

Pesquisar este blog

Derrame (AVC) é a principal causa de morte no Brasil


detecta AVC e seus efeitos no cérebro
Tomografia do cérebro

Acidente vascular cerebral


A cada seis segundos uma pessoa sofre um acidente vascular cerebral (AVC) no Brasil. O AVC é o que costumamos chamar de derrame e são mais de cem mil mortes por ano.


Há dois tipos: 85% são isquêmicos, quando acontece a obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro, causada pelo acúmulo de placas de colesterol. Isso reduz ou impede a circulação sanguínea em determinada região do cérebro. No AVC hemorrágico, acontece a ruptura de um vaso sanguíneo, com sangramento dentro do cérebro.

Apesar de ser a principal causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, os médicos têm uma boa notícia sobre o AVC: em 90% dos casos, os derrames podem ser evitados com prevenção.
Parar de fumar, cuidar da hipertensão, controlar o máximo possível o colesterol, ter uma alimentação mais saudável. A grande maioria das pessoas imagina que o AVC seja como um raio, que cai de repente. Na verdade, não é assim que acontece, o nosso corpo nos da alguns sinais.

Reconhecer os sintomas é fundamental para socorrer a pessoa em caso de derrame: boca torta, perda da visão, dificuldade na fala, dormência em pernas e braços e desmaio. Quando ocorre o acidente vascular cerebral, no máximo em três horas o paciente tem que estar em tratamento, porque o cérebro morre rapidamente.

O AVC acontece com mais frequência em pessoas acima dos 60 anos, mas qualquer um pode ter, inclusive crianças.


Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário