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A saude, alimentos e depressão

 

A depressão



A depressão é atualmente um dos transtornos mentais que mais prejudicam a saúde.

Depressão causa isolamento
O Ministério da saúde, acredita que na América Latina, 24 milhões de pessoas tenham esta doença.

Uma pessoa com depressão, tem a saúde debilitada, sentindo-se, sem energia, perde toda a motivação, fica muito triste e muitas vezes perde até mesmo a vontade de viver.

O nosso cérebro produz substâncias neurotransmissoras, que controlam as funções do cérebro, uma delas é a serotonina, que da ao cérebro sensação de bem-estar e melhora o humor.





Alimentos que combatem a depressão


Alguns alimentos ajudam o nosso organismo a produzir mais serotonina, assim aumentando o bom humor e combatendo a depressão. Mas lembre-se que, os alimentos não podem ser usados para substituir os medicamentos e a terapia. Eles devem ser usados como auxiliar do tratamento, para combater a depressão e melhorar a saúde.



Veja alguns alimentos que contém essas substâncias e que podem ajudar a combater a depressão:


-Carboidratos

Carboidratos combatem a depressão

Se você está fazendo uma dieta para perder peso, cuidado com a redução dos carboidratos, isso pode causar depressão.
A redução dos carboidratos diminui a produção de serotonina, substância que regula o humor.
Para que você não saia da dieta, passe a comer mais frutas, legumes, feijão e grãos integrais, eles ajudam na produção de serotonina.

 

-Peixe


O consumo de peixes ricos em ômega 3, também deve ser aumentado, pois essa substância melhora o funcionamento do cérebro. Coma peixe no mínimo 3 vezes por semana.
Amêndoas combatem depressão


-Castanha do Pará, nozes e amêndoas

São ricas em selênio, um antioxidante que combate a depressão.



-Leite e iogurte desnatado

Contém cálcio, diminui a tensão, o nervosismo e a irritabilidade.

 

-Banana

Rica em potássio e magnésio, também é fonte de vitamina B6, que aumenta a energia e diminui a ansiedade.

-Melancia, abacate e mamão

Contém aminoácidos que agem aumentando o bom humor.

-Laranja e maçã

Possuem ácido fólico, que diminui os sintomas da depressão. Por serem ricas em vitamina C também melhoram o sistema nervoso, aumenta a energia e diminui o estresse.

-Mel

Aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor que da a sensação de prazer e bem-estar.

 

-Aveia e centeio

Ricos em vitaminas do complexo B, combatem a ansiedade e a depressão.



Bebidas que podem aumentar a depressão:


-Diminua o café e o refrigerante


Se você for uma dessas pessoas que não dispensa o cafezinho ou refrigerante, reduza ao máximo o consumo deles, o bom seria cortá-los totalmente da sua dieta. Pesquisas indicam que a cafeína diminui a produção de serotonina.

alcool piora a depressão
Álcool mata os neurônios

-Álcool aumenta a depressão 

 


Álcool, nem pensar, ele destrói os neurônios, no momento em que você bebe, ele da a ilusão de felicidade, mas com o tempo o efeito do álcool no cérebro é devastador, ele é um forte depressivo com a capacidade de jogar você no fundo do poço.


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