A Saúde

Pesquisar este blog

Tireoide, Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula, responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, quando as taxas desses hormônios se alteram, provocam sintomas como: cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, cabelos e peles secos...Tireoide

A tireoide é uma glândula, responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que tem como principal função a de regularizar o nosso metabolismo.
Quando as taxas desses hormônios se alteram, provocam sintomas como: cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, cabelos e peles secos, prisão de ventre ou diarreia, ansiedade e perda de apetite.

Os principais distúrbios da tireoide são: Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

Hipotireoidismo

É a diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Pode acontecer com homens e mulheres, porém a incidência deste mal é mais comum entre as mulheres, principalmente depois dos 35 anos. Existem várias causas para essa doença, mas a mais comum é a “Doença de Hashimoto”. Por razões que a ciência ainda não conhece, o nosso organismo não reconhece a tireoide como parte do corpo, e o sistema imunológico passa a produzir anticorpos, que atacam a tireoide.
Alguns sintomas do Hipotireoidismo: cansaço, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças, anemia, fadiga, perda de apetite, prisão de ventre, aumento de peso, depressão, tornozelos e rosto inchados, menstruação irregular e colesterol elevado.
Se você sentir mais de um desses sintomas consulte um médico.
O hipotireoidismo não tem cura, o tratamento deve ser avaliado por um médico, pois ele pode ser diferente para cada pessoa. Normalmente o tratamento é feito com medicamentos para fazer a reposição dos hormônios T3 e T4, que a tireoide não consegue mais produzir.
A maioria das pessoas com hipotireoidismo não conseguem perder peso, porque o seu metabolismo fica mais lento. Isto acontece devido a diminuição dos hormônios T3 e T4. Mas esse problema pode ser resolvido, com uma alimentação saudável, a prática de atividade física e o tratamento indicado pele médico.

Hipertireoidismo

É o aumento na produção dos hormônios T3 e T4. Quando ocorre o aumento desses hormônios no sangue, o organismo acelera seu metabolismo, principalmente a digestão.
Em consequência desse aceleramento, os nutrientes são mal absorvidos pelo organismo.
Uma das principais causas do hipertireoidismo é a “Doença de Graves”, que pode provocar o bócio, uma protuberância no pescoço.
O diagnóstico é feito através de ultrassom, ou exame de sangue para verificar os níveis dos hormônios T3 e T4. Se os níveis desses hormônios estiverem altos e o TSH (hormona estimulante da tiroide) estiver baixo, indica hipertiroidismo.
Alguns sintomas do Hipertiroidismo: aumento da frequência cardíaca, tremores, fraqueza muscular, queda de cabelos, perda de peso, nervosismo, alterações na pele, diarreia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual.
O tratamento com o uso de drogas, consiste em reduzir a produção dos hormônios T3 e T4. Em alguns casos como, a suspeita de câncer ou o aumento exagerado do bócio, pode ser indicado a cirurgia para retirada da tireoide. Só o médico pode avaliar qual o melhor tratamento a ser realizado.

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário