A Saúde

Pesquisar este blog

Alimentos que ajudam a melhorar o funcionamento da Tireoide


A glândula tireoide


Situada no pescoço e com formato que lembra uma borboleta, ela libera hormônios que garantem o funcionamento de todo o organismo. Quando a tireoide não está bem, ela pode afetar, desde a pele até o coração. O seu mal funcionamento, acontece principalmente por falta de iodo e selênio no organismo.


Veja alguns alimentos que podem repor essas substâncias:


 

Óleo de peixe



Salmão tem iodo que é bom para tireoide
Atum         ômega3         óleo de peixe
O óleo de peixe também é rico em iodo. Mas fique atento para escolher as opções certas: salmão, sardinha e atum. O nutriente também pode ser encontrado em opções vegetais, como a chia e a linhaça. O consumo recomendado é de 120 g de peixe três vezes por semana.

 

 

Leite e derivados


Principais nutrientes presentes no leite: Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo.O iodo e a vitamina A são alguns dos principais responsáveis pelo bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada é de três porções, podendo ser um copo de leite de manhã, um iogurte à tarde e duas fatias de queijo branco a noite.

 

 

Castanha-do-pará


 Rica em selênio e ômega-3, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem para a produção de hormônios pela tireoide. O ideal é consumir uma ou duas castanhas por dia.

 

 

Quinua


É uma ótima fonte de proteínas vegetais. Rica em selênio, mas também contém grandes quantidades de cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco. A quantidade recomendada de ingestão de quinua é de duas colheres de sopa por semana.

 

 

Gema do ovo


A gema do ovo é conhecida por ser antioxidante, que melhora principalmente a saúde dos olhos. Mas a pequena quantidade de iodo presente no ovo também é importante para a produção de hormônios pela tireoide. A gema possui carotenoides que são uma pré vitamina A, também importante para a glândula. Uma parte da vitamina A que o nosso organismo recebe já vem pronta e outra parte vem por meio de nutrientes que o próprio corpo transforma em vitamina A, que é o caso dos carotenoides.

 

 

Carne vermelha


Carne vermelha é fonte de zinco que melhora o funcionamento da tireoide
Carne magra        Zinco        Selênio
A carne vermelha é fonte de zinco e selênio, importantes para a produção hormonal, entretanto, a carne também pode se tornar uma vilã da saúde, por conter gordura saturada, que é prejudicial ao organismo. Por isso escolha as carnes magras.

 

 

Laranja


Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja auxilia o funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, é pequena: uma laranja por dia. Como essa fruta é altamente calórica, a ingestão deve ser controlada, lembrando que um suco contém pelo menos três laranjas.

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário