Pesquisar este blog

Ácido graxo do azeite de oliva reduz pressão arterial

Azeite de oliva combinado com folhas verdes produz ácido graxo que reduz a pressão arterial

Consumir gordura não saturada, como a contida no azeite de oliva, junto com vegetais de folhas verdes, entre outros, produz um tipo de ácido graxo que reduz a pressão arterial, revela uma pesquisa feita por cientistas britânicos.

Os estudos com ratos de laboratório ajudam a entender os trabalhos anteriores, de acordo com esses estudos a dieta mediterrânea combate a hipertensão, e foi publicado nos Estados Unidos e financiado pela British Heart Foundation.

Esta dieta inclui lipídios não saturados contidos no azeite de oliva e em alguns frutos secos, bem como espinafre, abacate, aipo e cenouras, que são ricos em nitratos inorgânicos e nitritos, produto da oxidação do nitrogênio.

Estes ácidos graxos parecem inibir uma enzima conhecida como epóxido hidrolase solúvel, que regula a pressão arterial, segundo o artigo publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Os resultados do nosso estudo ajudam a explicar porque trabalhos anteriores mostraram que uma dieta mediterrânea, combinada com azeite de oliva extra-virgem ou nozes, pode diminuir a incidência de problemas cardiovasculares", disse o coautor do estudo, Philip Eaton, professor de bioquímica cardiovascular do King's College de Londres.


Enquanto a maioria dos especialistas concorda que a dieta mediterrânea --que consiste em comer verduras, peixe, grãos, ingerir vinho tinto, nozes e azeite-- traz benefícios para a saúde, houve até agora pouco consenso sobre como e por quê.

Fonte: noticias.uol.com.br


Conheça a importância e os benefícios de uma alimentação saudável. Saiba como manter uma dieta rica e balanceada e descubra quais são os cuidados necessários na hora de comprar os alimentos.

Alimentação saudável

Cadastre seu e-mail e receba as novas postagens grátis

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos do Google+

Amigos do Facebook

Postagens populares

Deixe seu comentário