Melhorar a memória |
Porém com esse aumento no tempo de vida, vem junto a perda de memória, sendo assim, a nutrição tem se destacado como maior aliado para um envelhecimento saudável e uma melhora na memória.
Várias pesquisas vem tentando conhecer melhor o papel de nutrientes específicos neste processo fisiológico, como por exemplo, o ômega 3.
Durante o envelhecimento, os ácidos graxos ômega 3, constituem um fator dietético com grande potencial para diminuir o declínio cognitivo e perda de memória.
A redução do risco de declínio cognitivo e demência, está associado ao consumo de peixe, principal fonte de ômega 3, é o que demostram os diversos estudos já realizados.
O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar pode atrasar o aprendizado e diminuir a memória, enquanto o consumo de ácidos graxos ômega 3 podem ajudar a compensar esses problemas.
Além do ômega 3, a framboesa, a amora, o morango, a uva e o kiwi, que são conhecidas como “berries” contêm compostos com ação anti-inflamatória e efeitos direto sobre o cérebro.
Da mesma forma que o ômega 3, estas frutas também podem ajudar a prevenir alterações na função cognitiva e motora, como a perda de memória.
Lista de alimentos ricos em ômega 3:
Atum
Arenque
Anchova
Sardinha
Salmão
Truta
Tilápia
Cavalinha
Bacalhau
Algas marinhas
Crustáceos
Óleo de fígado de bacalhau
Azeite de oliva
Brócolis
Espinafre
Nozes
Rúcula
Folha de mostarda
Semente de chia
Óleo de linhaça (110ml contém 53g)
Semente de linhaça (110g contém 15g)